Sunset Photography

Objetivas para fotografia de paisagem

Encontre a sua perspetiva

Se está à procura de captar a riqueza da natura, enquanto fotógrafo de paisagens vai provavelmente fazer viagens de acampamento, expedições ou subir montanhas. Por isso, é essencial que pense seriamente sobre a sua seleção de objetivas para diferentes locais.


Ao fotografar paisagens, vai normalmente utilizar distâncias focais grandes ou ultragrandes que proporcionam uma ampla perspetiva e a oportunidade de captar vastas extensões de espaço. Para garantir que está a selecionar a objetiva adequada para o seu estilo de paisagem, precisa de consultar todas as opções de distância focal disponíveis e trabalhar numa gama que se adapta ao que pretende capturar.

Seaside Photography

Ultragrande angular

Variando entre 11 mm e 20 mm, as objetivas nesta gama de distância focal (quando utilizadas numa câmara full-frame) produzem um campo de visão extremamente amplo, que vai além da perspetiva humana. São perfeitas para exagerar a distância entre o primeiro e o segundo plano e proporcionam uma vasta expressão de espaço em frente à câmara. As objetivas ultragrandes são muito eficazes a preencher a moldura com arquitetura e interiores majestosos.

Desert Photography

Grande angular padrão

Variando entre 24 mm e 35 mm, as objetivas que abrangem a gama de grande angular padrão ainda lhe proporcionam um amplo campo de visão, mas com menos perspetiva exagerada em comparação com a objetiva ultragrande angular. Esta gama é adequada para composições e é útil quando não pretende que o segundo plano encolha a partir do primeiro plano.

Mountain Landscape

Teleobjetiva

Ao utilizar uma distância focal mais longa pode aproximar os elementos de sua composição, nivelando a perspetiva e comprimindo a escala da cena, o que dá a impressão de que o primeiro e o segundo plano estão mais próximos. Ao trabalhar com elementos cénicos por camadas, tal como florestas com montanhas e sol, esta técnica pode dar um efeito dramático. Tudo para além de 85 mm é geralmente considerado teleobjetiva.

Forest Photography

Captar gama ultragrande

Na cena abaixo, pode ver que a gama ultragrande capta mais na moldura e que os e elementos distantes na moldura parecem estar muito mais longe. O primeiro plano torna-se num aspeto importante na fotografia, bem como o céu. Enquanto a distância focal aumenta, pode ver o efeito oposto: o campo de visão reduz e os elementos aproximam-se.


Nota: As distâncias focais acima multiplicam-se por 1,6 quando tiradas com uma câmara APS-C.

Lighthouse Photography

16 mm

Lighthouse Photography

35 mm

Lighthouse Photography

47 mm

Lighthouse Photography

75 mm

De que forma a câmara pode influenciar a escolha da objetiva

As objetivas EF-S da Canon foram concebidas exclusivamente para câmaras de sensor APS-C, como a EOS 760D, não sendo compatíveis com modelos full-frame, como a série de câmaras EOS 5D.


As objetivas EF podem ser utilizadas com qualquer câmara EOS DSLR. No entanto, quando estas objetivas são utilizadas numa EOS de tipo APS-C, conferem uma visão angular equivalente a uma objetiva com uma distância focal maior em 1,6x numa câmara full-frame. Por exemplo, uma objetiva EF 28mm f/2.8 IS USM utilizada numa EOS 760D oferece um ângulo de visão equivalente a uma objetiva de 45 mm numa câmara full-frame. Isto é algo que deve ter em conta ao fotografar paisagens com ultragrande angular.

Forest With Full Frame Sensor

Tirada a 11 mm num sensor full-frame

Forest With Aps-C Sensor

Tirada a 11 mm num sensor APS-C

Objetiva fixa ou de zoom?

Pode parecer estranho considerar uma objetiva "fixa" ou "de distância focal fixa", mas como estas são mais simples de um ponto de vista ótico e mais leves do que uma zoom e ainda proporcionam uma qualidade de imagem excelente, são utilizadas por muitos profissionais. Podem também incentivá-lo a deslocar e a enquadrar o seu motivo, em vez de depender do zoom.


Por outro lado, transportar várias objetivas fixas não é prático quando estiver em viagem. Para estas situações, uma objetiva de zoom grande angular ou ultragrande angular mais leves podem fazer sentido, permitindo mais flexibilidade sem ter de mudar de objetivas.

Compreender a abertura

A maior parte das paisagens noturnas são captadas a aberturas pequenas de f/8 ou maiores para obter o primeiro e o segundo plano numa focagem nítida. No entanto, se estiver a pensar fotografar paisagens em condições de pouca luz ou ir ao extremo de captar estrelas, as objetivas de maior abertura (objetiva de zoom de f/2.8 ou uma ainda maior de distância focal fixa de f/1.4) seriam de considerar. Estas objetivas são também ideais para captar movimento sem desfocar como, por exemplo, o voo das aves.

Ocean Photography

Escolher a objetiva ideal

Depois de considerar todos estes aspetos, precisa de pensar sobre o que é importante para as suas fotografias e que estilo está a tentar atingir.


  • Pretende preencher a sua moldura com amplas fotografias de paisagens? Em caso afirmativo, uma objetiva ultragrande no intervalo de focagem de 11-20 mm seria a melhor opção.
  • Pretende trabalhar com elementos cénicos por camada, tais como florestas e paisagens de montanhas? Neste caso, deve procurar uma teleobjetiva para ajudar a nivelar a perspetiva da cena e a aproximar o primeiro e o segundo plano.
  • Pretende captar paisagens naturais? Deve procurar uma objetiva no intervalo de focagem de 24-35 mm para ajudar a captar uma perspetiva mais natural.

Sunset Photography

Vá mais longe com a paisagem

As perceções da fotografia de paisagem tradicional geralmente incorporam vastas paisagens de extensão.


Experimente uma distância focal mais longa para levar a sua fotografia de paisagem mais longe. Isto pode aproximar os elementos da sua composição, nivelando a perspetiva e comprimindo a escala da cena, o que dá a impressão de que o primeiro e o segundo plano estão mais próximos do que na realidade. Ao trabalhar com elementos cénicos por camadas, tal como florestas com montanhas e sol, ou vales paisagens marítimas, esta técnica pode dar um efeito dramático.


Existem também alguns tipos de objetivas especiais que proporcionam um aspeto único à sua cena. Pode alargar a sua coleção de objetivas com objetivas olho de peixe ou de inclinação e desvio para dar às suas imagens uma nova perspetiva.

Olho de peixe

Uma perspetiva circular pode parecer uma decisão arriscada, mas o amplo campo de visão de 180° da objetiva pode criar uma afirmação de estilo e apresentar um ponto de vista excelente numa paisagem típica. Pode escolher uma pelo seu distinto estilo geral, devido ao aspeto hemisférico que pode proporcionar.

Fisheye Photography

Inclinação e desvio

Normalmente associada com paisagens de cidades e arquitetura, as objetivas de inclinação e desvio (TS-E) são capazes de corrigir problemas com a perspetiva que são causados ao fotografar em ângulo. A inclinação e o desvio da objetiva são controlados individualmente e criam diferentes efeitos nas suas imagens.

Museum Photography

Com desvio aplicado

Museum Photography

Sem desvio aplicado

A incrível escolha de objetiva para fotografia de paisagem

EF 11-24mm f/4L USM

Uma das famosas objetivas da série L da Canon, esta objetiva de zoom ultragrande angular profissional tem uma gama impressionante de 11-24 mm com o mínimo de distorção, mesmo na sua maior distância focal. O seu design durável contra condições atmosféricas torna-a resistente ao pó e à água e é ideal para fotografar em condições desfavoráveis. A sua abertura circular de 9 lâminas cria fundos magníficos e desfocados.

Ver detalhes

Ef 11-24Mm F/4L Usm

Também lhe pode interessar…