A maioria das câmaras EOS inclui uma objetiva de kit para aplicações gerais que funciona para a maioria dos tipos de fotografia. No entanto, para elevar a sua fotografia a um novo nível, vale a pena investir numa gama de objetivas que sejam vantajosas para o seu género de eleição, como a fotografia de retrato. Desde a distância focal e abertura máxima até ao peso e tamanho, a objetiva que escolher pode fazer uma enorme diferença nas suas fotografias.
A diferença que uma objetiva para retrato faz
O que faz uma boa objetiva para retrato?
As principais características que distinguem uma objetiva para retrato são a distância focal e a abertura máxima, mas há mais a considerar ao determinar a melhor objetiva Canon para retrato para as suas necessidades.
Compatibilidade
das objetivas
Em primeiro lugar, vale a pena considerar a câmara que tem e as objetivas compatíveis com a mesma. As câmaras mirrorless do sistema EOS R da Canon, como a Canon EOS R6 Mark III, a EOS R8 e a EOS R100, dão-lhe acesso às melhores objetivas da Canon para retratos. As câmaras e objetivas do sistema EOS R utilizam o suporte RF, que inclui uma ligação de 12 pinos para uma velocidade e fiabilidade de focagem automática incrivelmente rápidas. As possibilidades criativas oferecidas pela tecnologia mirrorless também fazem do encaixe RF um excelente investimento ao considerar hardware futuro, mais adiante na sua viagem fotográfica.
Com apenas 88,8 mm, a objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM equipada com IS é uma opção versátil para fotografia de retrato. Captada com uma Canon EOS R6 (agora substituída pela EOS R6 Mark III) com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 44 mm, 8 seg., f/16 e ISO 100.
Estabilização de imagem
Depois, lembre-se de que poderá nem sempre querer ou ter a possibilidade de utilizar um tripé para tirar retratos deslumbrantes. É aqui que entra a estabilização de imagem. Objetivas como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, a RF 85mm F2 MACRO IS STM e a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM incluem todas estabilização de imagem, garantindo que as suas imagens são extremamente nítidas quando fotografa sem tripé. O aumento da estabilização permite-lhe reduzir a velocidade do obturador para obter mais luz, proporcionando-lhe a versatilidade para fotografar em todos os tipos de situações de luminosidade.
O efeito é ainda maior ao emparelhar uma objetiva estabilizada com uma câmara que inclua estabilização de imagem (IBIS) no corpo, como a Canon EOS R6 Mark III, uma combinação que pode proporcionar até 8,5 pontos de estabilização. Mesmo que a objetiva não inclua estabilização de imagem, pode continuar a beneficiar do IBIS individualmente, pois é especialmente eficaz em objetivas com distâncias focais curtas.
Tamanho e peso
Também é necessário ter em conta o tamanho, o peso e a versatilidade. Para fotógrafos de retratos que pretendem manter a agilidade ou utilizar as suas objetivas em diversos géneros, uma objetiva pequena e leve é uma excelente escolha. A Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM são objetivas incrivelmente compactas, complementando de forma perfeita e económica o kit para fotógrafos de retratos de rua. Isto sem sacrificar o seu potencial de retrato clássico, graças a grandes aberturas máximas de f/1,8 para uma desfocagem de fundo e flexibilidade fantásticas com profundidade de campo. A RF 28mm F2.8 STM é fina e oferece uma visão mais ampla para retratos de grupo, pesando apenas 120 gramas. No entanto, para a máxima versatilidade, a escolha certa é a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM. Com a sua grande amplitude de focagem, esta é a objetiva versátil perfeita para o dia a dia, ideal para quase todos os géneros de fotografia, desde fotografias de arquitetura com ultra-angular de 24 mm, até retratos de estúdio de 85 mm e fotografias de rosto com teleobjetiva de 105 mm.
Abertura máxima
Outro fator-chave na seleção de uma objetiva adequada para fotografia de retratos é a capacidade de abertura máxima. A abertura refere-se ao tamanho da abertura da objetiva que permite a entrada de luz no sensor da câmara.
Cada objetiva recebe uma classificação de abertura, como f/2.8 ou f/4. Algumas objetivas de zoom têm uma classificação de abertura, dependendo da distância focal selecionada, apresentando um intervalo de abertura, como f/4-7.1. Outras objetivas com zoom, incluindo a Canon RF 24-105mm F4L IS USM e a RF 24-70mm F2.8L IS USM, oferecem, em vez disso, uma abertura máxima fixa para uma exposição consistente em toda a amplitude de zoom. Estas objetivas, com as suas aberturas máximas constantes e a qualidade de construção da série L resistente às condições atmosféricas, são perfeitas para fotógrafos que pretendam uma alternativa melhorada à RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, ou para aqueles que simplesmente exigem uma objetiva de nível profissional.
A distância focal de 50 mm é aplicável a muitos géneros de fotografia, enquanto a sua grande abertura máxima a torna perfeita para obter um suave efeito de desfocagem do fundo em retratos. Captada com uma Canon EOS R6 (agora substituída pela EOS R6 Mark III) com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/125 seg., f/1.8 e ISO 1250. © Ejiro Dafé
Quanto menor for o número de abertura, maior será a abertura máxima e existem vantagens em fotografar retratos numa objetiva com uma abertura máxima maior.
Uma abertura maior permite a entrada de mais luz na câmara através da objetiva, pelo que as objetivas de grande abertura, como a Canon RF 45mm F1.2 STM, a Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM, são excelentes para fotografar em condições de pouca luz (retratos interiores, por exemplo) e para quando precisa de flexibilidade para jogar com a luz, como em retratos a preto e branco ou abstratos. Uma segunda vantagem é que fotografar com a abertura definida para o seu valor máximo, muitas vezes designada por "abertura ampla", produz mais desfocagem do fundo, um aspeto privilegiado pelos fotógrafos de retratos.
Vejamos alguns exemplos de captação de fotografias de retrato com diferentes aberturas.
Estas três imagens, todas captadas com a mesma distância focal com uma objetiva Canon RF 50mm f/1.8 STM, mostram um tamanho da abertura que varia entre grande (número f baixo) na primeira fotografia e mais estreito (número f mais elevado) na terceira fotografia. É útil ter uma objetiva de grande abertura para tentar eliminar ou desfocar fundos perturbadores na fotografia de retrato. Na primeira imagem, a atenção do observador é mantida no rosto do motivo, sendo um retrato muito mais eficaz. © Ejiro Dafé
No entanto, isto não significa que uma objetiva com uma abertura máxima ligeiramente mais estreita, como a abertura f/4 da Canon RF 24-105mm F4L IS USM, não consiga criar uma desfocagem fantástica, sobretudo em distâncias focais de teleobjetiva. As distâncias focais maiores captam uma parte mais pequena do fundo do que as mais curtas, o que faz qualquer desfocagem de fundo parecer maior e mais difusa na imagem, ajudando a destacar mais claramente o motivo.
Focagem automática
Normalmente, a fotografia de retrato não necessita da focagem automática super-rápida utilizada para desporto ou vida selvagem, mas uma objetiva que foca de forma rápida e silenciosa continua a ser uma grande ajuda, especialmente se também pretende gravar vídeo. Procure objetivas Canon com a tecnologia USM (motor ultrassónico) ou STM (motor passo a passo). Estes sistemas oferecem uma focagem suave e praticamente silenciosa, com menor probabilidade de ser captada pelo microfone da câmara.
Graças à desfocagem de fundo favorecedora e à separação natural de motivos, as objetivas para retratos da Canon também funcionam de forma brilhante para entrevistas em vídeo. Pode até explorar as objetivas híbridas da Canon concebidas para proporcionar resultados de qualidade profissional em fotografias e vídeos.
As melhores objetivas Canon para fotografias de rosto e retratos tradicionais
A Canon RF 85mm F2 Macro IS STM é uma opção económica para fotógrafos com câmaras mirrorless que pretendem uma objetiva dedicada para retratos. Captada com uma Canon EOS R6 (agora substituída pela EOS R6 Mark III) com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/800 seg., f/2 e ISO 400. © Ilvy Njiokiktjien
A RF 85mm F2 Macro IS STM consegue proporcionar retratos deslumbrantes com a sua distância focal de teleobjetiva. Também dispõe de focagem automática rápida e fiável, mesmo em condições de pouca luz. Captada com uma Canon EOS R6 (agora substituída pela EOS R6 Mark III) com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/800 seg., f/2 e ISO 400. © Ilvy Njiokiktjien
A distância focal diz respeito à distância entre a objetiva e o sensor da câmara quando o motivo está focado e o respetivo valor é indicado em milímetros (mm). As objetivas de zoom têm um intervalo focal, escrito como um valor mínimo e máximo, como 24-105mm. Normalmente, uma objetiva de retrato representa uma objetiva com uma distância focal de cerca de 85 mm ou superior, como a Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM, que tem um design leve e 5 pontos de estabilização de imagem para retratos sem tripé perfeitos.
Na composição clássica de cabeça e ombros, uma objetiva para retratos de 85 mm proporciona um nível favorecedor de compressão de perspetiva. As características faciais são apresentadas proporcionalmente, enquanto a distância focal da teleobjetiva ajuda a separar o seu modelo do fundo. Numa câmara com um sensor APS-C, uma objetiva de 50 mm irá produzir aproximadamente o mesmo campo de visão que uma objetiva de 85 mm numa câmara Full-Frame.
Por outro lado, a utilização de uma distância focal mais curta, como 24 mm, pode exagerar a perspetiva quando utilizada ao perto, fazendo com que as características mais próximas da câmara, como o nariz, pareçam maiores. Os fundos também aparecem mais proeminentes em distâncias focais mais curtas.
A Canon RF 50mm F1.8 STM é uma excelente objetiva para quem pretende deixar as objetivas de kit e adquirir a sua primeira objetiva de distância focal fixa. Captada com uma Canon EOS R6 (agora substituída pela EOS R6 Mark III) com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 50 mm, 1/200 seg., f/2.8 e ISO 320.
As objetivas que se encontram a meio do intervalo focal, como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM e a RF 45mm F1.2 STM e a RF 50mm F1.8 STM, podem ainda ser excelentes para retratos. Estas distâncias focais distorcem menos as imagens do que as objetivas grande-angular para imagens naturais, tornando-as excelentes como objetivas para retratos de corpo inteiro – particularmente úteis para fotógrafos de moda.
As melhores objetivas Canon para retratos de grupo e retratos de rua
Com uma distância focal máxima de 70 mm, a Canon RF 24-70mm F2.8 L IS USM é uma escolha versátil para fotografias de grupo ou retratos de rua. A objetiva de zoom Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM mais acessível oferece ainda mais alcance. Tirada com uma Canon EOS R6 Mark III com uma objetiva Canon RF 24-70mm F2.8 L IS USM a 35 mm, 1/125 seg., f/5.6 e ISO 200.
A utilização de uma objetiva de zoom versátil, como a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, proporciona-lhe o melhor das distâncias focais de grande-angular e teleobjetiva, e qualquer outra distância intermédia. Na sua definição mais ampla de 24 mm, o campo de visão desta objetiva irá adequar-se até mesmo a retratos de grupos maiores e captar uma grande variedade de contextos em retratos de rua situacionais, enquanto o intervalo superior é ideal para retratos clássicos e fotografias de rosto em grande plano.
Os ângulos amplos podem ser utilizados para obter excelentes efeitos em retratos situacionais, nos quais o ambiente que rodeia um motivo desempenha um papel fundamental na narração de uma história, e em retratos de grupo, nos quais é necessário enquadrar diversos motivos.
Se quiser fotografar retratos de grupo, a objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM é ideal. Se tiver de fotografar um grupo numa área relativamente pequena, pode conseguir uma boa fotografia com esta ultra-angular.
As melhores objetivas Canon para efeito "bokeh"
A Canon RF 45mm F1.2 STM é uma objetiva incrivelmente rápida que lhe permite criar uma desfocagem de fundo suave nos retratos de comprimento total graças à grande abertura máxima de f/1.2, que é ideal para cenas movimentadas como esta.
As objetivas com grandes aberturas máximas em relação à distância focal são frequentemente denominadas objetivas "rápidas", pois permitem a entrada de mais luz na câmara e, por conseguinte, permitem utilizar velocidades de obturador mais elevadas. Mas é o aspeto suave e cremoso das áreas desfocadas numa fotografia, conhecido como efeito "bokeh", onde as objetivas rápidas para retratos, como a Canon RF 45mm F1.2 STM são verdadeiramente notáveis. Com uma abertura máxima de f/1.2, a Canon RF 45mm F1.2 STM é a objetiva RF mais rápida disponível fora da série L profissional da Canon, tornando-a uma excelente escolha para efeitos criativos de profundidade de campo.
Uma vez que as objetivas rápidas produzem uma profundidade de campo extremamente reduzida, a focagem precisa pode ser um desafio ao fotografar em modo de abertura ampla. A ativação da deteção de olhos em câmaras recentes do sistema EOS R da Canon, como a EOS R6 Mark III e a EOS R8, pode realmente ajudar, uma vez que a câmara foca automaticamente os olhos do motivo. Pode até escolher se pretende dar prioridade ao olho esquerdo ou direito para uma precisão extra.
As melhores objetivas Canon para fotografias de beleza
Aproxime-se e descubra detalhes deslumbrantes nos seus retratos com a objetiva grande-angular Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/200, f/2.8 e ISO 200. © Guia Besana
Embora possa associar objetivas macro a imagens em grande plano de insetos fascinantes ou comida apetitosa, o detalhe incrível que estas destacam é também perfeito para retratos. Na realidade, as objetivas macro são normalmente utilizadas em retratos de moda e beleza, para acentuar características faciais individuais e destacar produtos de beleza específicos.
A Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM inclui uma distância de focagem mínima de 35 cm, enquanto a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM consegue focar até 17 cm. Ao utilizar uma objetiva macro e aproximar-se do seu motivo, pode trazer detalhes requintados para o primeiro plano, exibindo e celebrando a beleza individual dos seus motivos.
Escrito por Peter Wolinski e Marcus Hawkins