KIT COMPLETO

Como quatro fotógrafos e criadores de conteúdos profissionais cresceram com o sistema EOS R

Está a pensar em mudar para o sistema EOS R da Canon? Quatro profissionais partilham a forma como a tecnologia os ajudou a desenvolver as suas competências e a melhorar o seu conteúdo.
Árvores envoltas em nevoeiro sobre um tapete de fetos, captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 28-70mm F2L USM por Verity Milligan.

Para muitos dos fotógrafos e criadores de conteúdos mais prolíficos da atualidade, mudar de equipamento para o sistema EOS R da Canon mudou as suas vidas. Lançada em 2018, a gama de câmaras mirrorless e objetivas RF do sistema EOS R continua a crescer de forma estável. Isto significa que existe sempre um modelo perfeito para o qual pode mudar, desde a compacta Canon EOS R100 com sensor APS-C à EOS R6 Mark II, um colosso híbrido Full-Frame.

Aqui, quatro fotógrafos profissionais partilham a forma como têm levado as suas carreiras e competências mais além do que nunca, mudando para o sistema EOS R. Todos os produtores de imagens são únicos e especializados em diferentes áreas, mas o kit do sistema EOS R combina a tecnologia com uma facilidade de utilização total e confere todas as funcionalidades de que necessitam para florescer e progredir.

Verity Milligan – fotografia de natureza e de paisagem

A cidade de Birmingham, no Reino Unido, fotografada ao anoitecer por Verity Milligan com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 28-70mm F2L USM.

A fotógrafa de paisagem Verity Milligan experimentou diferentes marcas de câmaras ao longo dos anos, mas voltou sempre à Canon. "Gosto da forma como as imagens RAW são processadas e das capacidades da câmara em situações difíceis, como quando sou forçada a utilizar um ISO elevado", conta. Vive em Birmingham, no Reino Unido, e capta regularmente a cidade. "A minha hora favorita do dia para captar paisagens urbanas é o anoitecer, logo após o pôr do sol", afirma. Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 28-70mm F2L USM a 70 mm, 15 seg., f/11 e ISO 100. © Verity Milligan

As dunas de Luskentyre na Isle of Harris, na Escócia, fotografadas com amófilas iluminadas contra um céu tempestuoso, numa fotografia captada com uma Canon EOS R5 por Verity Milligan.

Em 2023, a Verity passou um mês na Isle of Harris, na Escócia. "Este foi um dos primeiros dias em que a luz ganhou vida", afirma. "Estava nas dunas de Luskentyre e as nuvens de tempestade, em contraste com a luz que dançava nas amófilas, criaram uma cena dramática." A distância focal de 28-70 mm tornou-se na sua favorita para a fotografia de paisagem. Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 28-70mm F2L USM a 28 mm, 0.4 seg., f/11 e ISO 320. © Verity Milligan

Sediada no Reino Unido, Verity Milligan é mais conhecida por fotografar paisagens atmosféricas. Depois de quatro anos produtivos com a sua Canon EOS 5D Mark IV, mudou para o sistema EOS R. "Com a gama de adaptadores disponíveis, mudar para a EOS R5 foi a escolha óbvia", afirma. "As funcionalidades de focagem automática permitem configurar a câmara na perfeição para qualquer que seja o trabalho nesse dia. Isto aplica-se especialmente a fotografar pessoas. O método AF para deteção e acompanhamento de rosto é um dos meus modos favoritos."

A Verity está sempre à procura de composições deslumbrantes e a funcionalidade que mais utiliza da EOS R5 é o ecrã tátil de ângulo variável com 2,1 milhões de pontos. "O facto de o poder virar, rodar ou manipular para praticamente qualquer ângulo que preciso é extremamente útil e é algo que elevou a minha experiência fotográfica", afirma.

Também considerou a escolha de objetivas RF apelativa. "A objetiva que mudou tudo é a Canon RF 28-70mm F2L USM. A abertura constante e a vantagem de ser capaz de fotografar a f/2 em toda a gama permitiram-me substituir todas as objetivas de distância focal fixa EF que tinha." A Verity tem agora os olhos postos na objetiva Canon RF 70-200mm F2.8L IS USM. Além disso, adicionar a objetiva Canon RF 15-35MM F2.8L IS USM ao seu kit proporcionar-lhe-ia a opção de aumentar a amplitude de distância focal em ambas as direções.

Diana Millos – fotografia de moda e de viagem

Um autorretrato da fotógrafa de viagens Diana Millos, a posar com um vestido vermelho comprido em frente a uma série de arcos elaborados, captado com uma Canon EOS R10.

A criadora de conteúdos de viagem Diana Millos aparece frequentemente nas suas fotografias para lhes dar vida e afirma que o ecrã tátil de ângulo variável da Canon EOS R10 a ajuda a compor e fotografar. "Utilizo o meu tripé e o temporizador de intervalo para garantir que o enquadramento está certo e, em seguida, salto para a frente da fotografia", explica. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 18 mm, 1/100 seg., f/5,6 e ISO 100. © Diana Millos

Dois bailarinas de flamenco, ambas com um braço levantado e o outro na anca, a posar num pátio repleto de plantas, numa fotografia captada com uma Canon EOS R10 por Diana Millos.

"Apesar de eu ter adorado a minha câmara anterior, o sistema EOS R da Canon é uma grande atualização e ajuda-me a tirar a fotografia perfeita nas minhas viagens", afirma a Diana. "Adoro a versatilidade da Canon EOS R10, especialmente a AF de deteção de olhos. Agora, todas as minhas imagens estão perfeitamente focadas." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/200 seg., f/1.8 e ISO 200. © Diana Millos

Frequentemente a criar conteúdos de viagens de luxo enquanto viaja, Diana Millos precisa que a sua câmara seja portátil. Mudou para a Canon EOS R10 em 2022 devido ao tamanho compacto e focagem automática rápida. "Obtive excelentes resultados com a Canon EOS 7D Mark II, mas não era tão fácil e rápida como a EOS R10 a conseguir focar perfeitamente", partilha. "Estou obcecada pela tecnologia de deteção de olhos e já não consigo viver sem ela."

A EOS R10 herdou o mesmo sistema Dual Pixel CMOS AF II encontrado em câmaras topo de gama do sistema EOS R como a EOS R3. A câmara também consegue focar até -4 EV, permitindo à Diana captar imagens nítidas em condições de pouca luz. "Quando está a tirar fotografias do nascer ao pôr do sol e a explorar durante horas, ter equipamento leve é ideal", afirma. "A EOS R10 cabe numa mala de mão e permite-me manter a discrição, para que as outras pessoas não percebam que estou a tirar fotografias fantásticas com uma câmara tão pequena."

Diana adora fotografar com uma perspetiva de grande-angular e não teve de substituir as suas objetivas EF quando mudou para a câmara nova. "Ainda posso utilizar as minhas objetivas Canon EF 50mm f/1.8 STM e Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM com a minha EOS R10 através do adaptador de montagem Canon EF-EOS R e funcionam na perfeição", explica. Se procura equivalentes RF destas objetivas, pode escolher entre a Canon RF 50mm F1.8 STM e a Canon RF-S 10-18mm F4.5-6.3 IS STM. A Diana tem apenas uma objetiva RF, a objetiva de kit Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM, mas utilizou outras objetivas RF durante uma sessão de fotografia de viagem em Sevilha e diz que adora a nitidez das fotografias.

A EOS R10 consegue transmitir em direto, especialmente no YouTube, e a criação de conteúdos de vídeo é mais uma das formas que a Diana utilizou para aumentar os seus seguidores. "Permite-me gravar em HD e 4K com resultados incríveis", diz. "Recomendo-a a todos os criadores. Em seguida, quero adicionar a Canon EOS R6 Mark II devido às suas capacidades Full-Frame."

A EOS R50 também é uma excelente opção se pretender gravar vídeos de alta qualidade para os seus canais de redes sociais. Pode descobrir as principais diferenças entre a EOS R50 e a EOS R10 no nosso guia prático para ajudar a tomar a decisão certa.

Andres McNeill – fotografia urbana e comercial

Uma igreja fotografada na neve com uma Canon EOS R6 por Andres McNeill.

"Gosto muito de fotografar quando está a chover, por isso, ter uma câmara capaz de lidar com os elementos é essencial para mim", partilha o fotógrafo urbano Andres McNeill. Captada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 50 mm, 1/640 seg., f/7.1 e ISO 400. © Andres McNeill

Fotografado de cima, um carro desce uma rua rodeada por edifícios altos, numa fotografia captada com uma Canon EOS R8 por Andres McNeill.

Andres também experimentou a Canon EOS R8. "Não conseguia acreditar no tamanho dela quando combinada com a objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM", afirma. "É a configuração perfeita para a fotografia urbana e também a utilizei para captar fotografias de desporto com o modo de sequência de disparos de 40 fps." Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/2000 seg., f/2.8 e ISO 100. © Andres McNeill

Sediado em Glasgow, na Escócia, Andres McNeill capta trabalhos comerciais, retratos e desporto, mas a sua paixão é a fotografia urbana, utilizando a arquitetura dramática como pano de fundo. Guarda boas memórias de experimentar a antiga Canon DSLR de um amigo e de adorar o aspeto que tinha nas suas mãos. "A Canon EOS 400D foi a minha primeira câmara e foi comigo para todo o lado enquanto eu aprendia a tirar fotografias", partilha. "Adorei a Canon EOS M50 devido ao formato ainda mais pequeno, à excelente focagem automática e à fantástica qualidade de vídeo."

O Andres mudou para o sistema EOS R da Canon quando quis tornar-se profissional. As suas Canon EOS R5 e Canon EOS R6 Full-Frame permitiram-lhe imediatamente focar-se na iluminação e composição. "Ter a capacidade de seguir os olhos e os rostos de motivos que estão do outro lado de uma rua é algo revolucionário, uma vez que me permite estar concentrado noutros aspetos das minhas fotografias", explica. "Contar com uma focagem automática fiável e velocidades elevadas de disparo contínuo também é obviamente bom para trabalhar com atletas profissionais."

Ambas as câmaras incluem uma estabilização de imagem no corpo (IBIS) de 5 eixos, que aumenta até 8 pontos com objetivas compatíveis, permitindo ao Andres trabalhar sem tripé em espaços com condições de pouca luz. "Poder fotografar a velocidades do obturador mais lentas sem tripé é incrível para a fotografia urbana", conta-nos o Andres.

O Andres tem várias objetivas RF e EF, mas tem vindo lentamente a mudar para apenas RF. "Adoro o tamanho compacto da objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM, porque é perfeito para fotografia urbana, e a abertura rápida de f/1.8 é excelente para cenários com condições de pouca luz, tendo em conta que gosto de fotografar ao anoitecer ou à noite", explica. "A outra objetiva que utilizo é a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, uma objetiva excelente e versátil. É extremamente prático poder utilizar o modo panorâmico de 24 mm até 105 mm, especialmente na fotografia urbana, uma vez que é bom captar um plano amplo e, em seguida, aumentar o zoom na mesma cena e captar um aspeto diferente." O Andres também utiliza a Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM e diz que é incrivelmente nítida. "É a minha objetiva de eleição para a fotografia de produtos e trabalhos profissionais que requerem muitos detalhes", acrescenta.

Mas o Andres diz que a sua objetiva que mais usa é a Canon RF 24-70MM F2.8L IS USM. "Utilizo-a para eventos, casamentos e fotografia urbana", afirma. "Ter uma distância focal de 24-70 mm com uma abertura rápida de f/2.8 é a combinação perfeita."

Chris Priestley – fotografia comercial

Uma mulher inclina-se contra o volante de um carro num retrato comercial captado com uma Canon EOS R5 por Chris Priestley.

A alta resolução da EOS R5 de 45 MP permite ao Chris maximizar a qualidade de imagem que obtém das suas objetivas RF. Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 1/320 seg., f/2.2 e ISO 125. © Chris Priestley

Uma pessoa esquia por uma montanha abaixo, pulverizando neve atrás de si, numa fotografia captada com uma Canon EOS R5 por Chris Priestley.

O Chris considera que a funcionalidade de obturador eletrónico de 20 fps da Canon EOS R5 é arrebatadora para gravar cenas de ação, como esta sessão fotográfica de esqui para uma marca de vestuário desportivo famosa. "Sei que vou obter 20 a 30 imagens de alta qualidade à escolha de uma só vez", afirma. "Também pode ajustar as definições de focagem automática da EOS R5 para obter a melhor configuração possível que se adeque às suas necessidades." Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 70-200mm F2.8L IS USM a 119 mm, 1/1250 seg., f/7.1 e ISO 125. © Chris Priestley

Chris Priestley, diretor, videógrafo e fotógrafo sediado em Londres, cria imagens topo de gama para redes sociais e marcas de todo o mundo. Está constantemente a melhorar o seu conteúdo e as suas câmaras. "O meu kit ajuda-me a obter resultados condizentes com grandes orçamentos", afirma.

À medida que a carreira do Chris progrediu, o mesmo aconteceu com requisitos dos seus clientes. "Pediam-me consistentemente que fornecesse vídeo 4K e imagens de qualidade superior para impressão quando a EOS R5 estava a ser anunciada", afirma, "por isso, foi a altura perfeita para atualizar."

Muitas vezes, capta fotografias e vídeo em simultâneo e a EOS R5 híbrida proporciona um desempenho incomparável em ambas as áreas. "A EOS R5 consegue captar vídeo 8K a 30p, não que eu precise de o utilizar neste momento, mas utilizo o vídeo Full-Frame 4K a 120p regularmente", afirma.

O sensor de 45 MP da EOS R5 é uma enorme vantagem e é mais do dobro da sua DSLR anterior. "Em situações nas quais não consigo controlar o meu motivo, nem sempre tenho o privilégio de conseguir enquadrar a minha fotografia perfeitamente", continua. "A resolução mais elevada permite-me voltar a enquadrar as minhas fotografias na pós-produção e fornecer imagens de alta qualidade na mesma."

Dê o passo seguinte na sua viagem pelo mundo da fotografia

Para muitos, o sistema EOS R da Canon redefiniu o significado de ser fotógrafo e criador. Oferecendo modelos acessíveis para principiantes e potentes topos de gama, além de um conjunto de sistemas óticos líderes da indústria, o sistema pode crescer consigo, quer esteja a dar os seus primeiros passos a gravar vlogues ou a tentar entrar no mundo da fotografia profissional e a procurar o seu modelo para trabalhar.

Lauren Scott

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