FOTOGRAFIA DE NATUREZA
Como captar a natureza na cidade
Ossi Saarinen partilha as melhores definições da câmara e técnicas criativas que deve utilizar ao fotografar natureza urbana.
FOTOGRAFIA DE NATUREZA
Ossi Saarinen acumulou centenas de milhares de seguidores no Instagram graças às suas fotografias de natureza urbana, publicando maioritariamente fotografias encantadoras de animais captadas nos arredores e nas ruas da cidade de Helsínquia, e ainda perto de Espoo, na Finlândia.
Como um antídoto para a pressão do atual dia a dia na cidade, o fotógrafo de 22 anos explora os subúrbios da cidade todas as semanas, desenvolvendo um portefólio de retratos íntimos de animais repletos de expressividade: "Quando exploro a natureza, todas as responsabilidades desaparecem e consigo relaxar, mesmo quando estou a tirar fotografias. Adoro cada momento que passo na natureza", afirma. Neste artigo, Ossi partilha a história das suas fotografias de natureza urbana, desde a primeira vez que deu de caras com quatro filhotes de raposa ao seu sucesso no Instagram (onde é conhecido por @soosseli) apenas alguns anos mais tarde. Além disso, partilha conselhos sobre como conquistar seguidores no Instagram.
Quer o seu espaço verde mais próximo seja um parque ou os arbustos espalhados pelas ruas da cidade, a história e as sugestões de Ossi poderão inspirá-lo a pegar na sua câmara e a captar a natureza ao seu redor. Uma vez que os animais urbanos são menos tímidos à volta de seres humanos do que os animais que vivem em zonas rurais, poderá dar de caras com o motivo perfeito mais cedo do que imagina.
"Desde que me lembro que tenho um enorme interesse pela natureza e, especialmente, por animais. Há três anos, quando tinha 18 anos, tirei a minha primeira fotografia e percebi que podia registar os meus momentos favoritos na natureza."
"Sim. Acho que a popularidade deste género tem aumentado muito rapidamente, pelo menos pelo tenho visto no Instagram, onde surgiram vários novos perfis. As pessoas estão cada vez mais interessadas pela natureza, talvez porque veem bastantes fotografias excelentes.
"Gosto de tirar fotografias da natureza, uma vez que me permite guardar um momento ao qual posso regressar mais tarde. Além disso, gosto do desafio. Todos os dias, tento tirar uma fotografia melhor do que a do dia anterior."
"O meu pai tinha uma Canon EOS 100D, que acabou por me emprestar. Utilizei-a durante um ou dois anos. Utilizei-a juntamente com uma objetiva Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM, que não era muito cara. Agora tenho uma objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L USM e uma Canon EOS 6D Full-Frame."
"Não é preciso ir muito longe para encontrar sinais da natureza na cidade. No meu antigo apartamento em Espoo, havia uma toca de raposas no meu quintal e, mesmo no centro da cidade de Helsínquia, é possível encontrar esquilos, cães-mapache e corujas. Todos os sítios, mesmo aqueles com poucos vestígios da natureza, como os arbustos, têm animais à sua volta. Mesmo nos parques mais pequenos, é possível encontrar vida selvagem."
"Uma vez, instalei uma armadilha com uma câmara numa floresta perto de uma toca de raposas só para ver como funcionava e também porque queria ver o que lá se passava à noite. Fora isso, não voltei a utilizá-las. Provavelmente teria de utilizá-las mais no futuro se quisesse fotografar espécies tímidas em zonas rurais, mas com os animais da cidade não preciso de as utilizar."
"Na realidade, a minha fotografia favorita foi tirada no primeiro dia em que fotografei raposas. Estava a conduzir por uma zona rural e tinha planeado fotografar algumas flores de manhã cedo. No entanto, depois do frio da noite, as flores estavam fechadas e, por isso, decidi regressar a casa. No caminho, vi algumas pequenas criaturas a atravessar a estrada.
"Não tinha a certeza de que espécie se tratava, por isso, estacionei o carro, saí com cuidado e vi as pequenas criaturas passar por baixo de uma velha cabana. Deitei-me no chão a poucos metros de distância e esperei para ver o que acontecia. Depois de algum tempo, saíram umas pequenas crias de raposa. Não tinham medo de mim e brincaram à volta da cabana. Nesse espaço de tempo, talvez tenha tirado entre 200 e 300 fotografias. A minha favorita é uma onde aparecem, na mesma imagem, quatro crias de raposa a caminhar em direção à câmara [ver fotografia acima]. Acho que a fotografia de natureza me tornou paciente. É preciso ser-se paciente para conseguir a fotografia perfeita."
"Não penso nisso quando estou a fotografar. Penso mais nisso quando escolho as fotografias que vou partilhar e tento optar por aquelas em que o motivo está em maior destaque, quase como se estivesse a sair do fundo. Consigo este efeito ao utilizar uma grande abertura, para que o fundo fique desfocado.
"Geralmente, utilizo o modo de prioridade à abertura (modo Av) e defino a abertura para o maior valor possível, por exemplo f/2.8, dependendo da objetiva. Às vezes, utilizo o modo Manual. Porém, na maior parte do tempo, a luz muda muito rapidamente e os animais deslocam-se para locais diferentes. Por isso, o modo Av é mais fácil de utilizar do que o modo Manual quando queremos uma resposta mais rápida.
"No início, não tentava fazer que os motivos parecessem [encantadores]. Acho que se deve ao facto de, muitas vezes, a cauda das aves não estar visível e, por isso, parecem mais redondas. Além disso, tento tirar regularmente fotografias com os animais a olharem diretamente para a câmara. Tiro muitas fotografias de uma só vez e tento escolher as que têm uma expressão facial engraçada ou peculiar."
"Os telemóveis podem ser aceitáveis para tirar algumas fotografias de paisagens. No entanto, para fotografar animais, não é possível aproximar-se suficientemente com o alcance limitado da câmara do telemóvel. Os animais deslocam-se rapidamente e a câmara do telemóvel não é suficientemente boa para congelar o movimento. Além disso, não é possível fotografar no escuro com um telemóvel."
"Eu diria que é a objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L USM, que utilizo com a minha Canon EOS 6D. O zoom permite-me fotografar animais de perto ou um pouco mais afastado, e a abertura de f/2.8 é excelente para fotografar em condições de pouca luz. Prefiro objetivas com uma grande abertura como esta, pois para congelar animais em movimento são necessárias elevadas velocidades de obturador. Além disso, a objetiva não é demasiado pesada ou grande para transportar. Gostaria de atualizá-la para a segunda ou terceira versão no futuro, [ambas com estabilizadores de imagem que ajudam a manter a nitidez], mas o mais importante para mim é que a focagem automática seja rápida."
"Desde o início que publico simplesmente as minhas fotografias favoritas. Comecei a ser reconhecido através das minhas primeiras fotografias de raposas, que foram partilhadas por algumas contas no Instagram que promovem o trabalho de outras pessoas [Ossi utiliza hashtags populares e hashtags associadas a estas contas quando carrega as suas fotografias, ajudando as contas em questão a encontrar o seu trabalho]. Quando partilharam as minhas fotografias, ganhei mais seguidores.
"Agora, há Websites que também partilham as minhas fotografias e escrevem artigos sobre elas. Há poucos dias, um Website partilhou as minhas fotografias num artigo que se tornou praticamente viral [com 467 000 visualizações à data da redação deste artigo]. Ganhei à volta de 15 000 novos seguidores em três dias."
"Sim. Recentemente, tive de começar a pensar na forma como a fotografia aparecerá no Instagram, uma vez que é o principal canal onde partilho as minhas fotografias. Por isso, tento geralmente enquadrar o animal no meio da fotografia. Tiro fotografias na horizontal e na vertical mas, se pensar apenas no Instagram, as fotografias verticais são melhores. Para manter os meus seguidores interessados, partilho apenas fotografias novas, em vez de voltar a publicar fotografias antigas. Todos os animais encantadores, como crias de raposas ou outros animais bebés, funcionam muito bem."
Escrito por Kathrine Anker e David Clark
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