TÉCNICAS DE LUZ

Guia para principiantes na fotografia de pintura com luzes

Pintar com luz não é tão complicado como pode estar a imaginar e requer pouco equipamento especializado. Divirta-se a experimentar e a criar imagens espetaculares com estas sugestões e truques.
Uma fotografia em grande plano do rosto de uma mulher coberta por rastos de luz de várias cores, fotografada com uma Canon EOS R6.

A luz é o componente mais importante da fotografia, mas a diversão não tem de acabar quando o sol se põe. Utilizando uma lanterna ou outra fonte de luz, pode sair depois de escurecer e pintar as suas próprias fotografias, movendo as luzes para criar todas as formas que lhe agradarem. Não é possível ver estas formas em tempo real, mas ao utilizar uma exposição longa, pode captá-las com a sua câmara para criar imagens únicas. A técnica é muitas vezes designada por "pintura com luzes" ou "pintura de luz".

O que é a pintura com luzes?

Uma exposição longa do trânsito em movimento criou faixas vermelhas e brancas ao longo de uma estrada movimentada.

Utilizando uma exposição longa, é possível transformar os faróis dianteiros e traseiros de automóveis em movimento em faixas brancas e vermelhas. A pintura com luzes utiliza uma técnica semelhante, mas em que controla a fonte de luz. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 15-35mm F2.8L IS USM a 28 mm, 124 seg., f/16 e ISO 400. © Lorenz Holder – Embaixador da Canon

Há magia no movimento. Pode já ter visto fotografias com rastos de luz. Estas são geralmente captadas no trânsito noturno com automóveis e outros veículos que deixam rastos de luz vermelhos e brancos que fluem através de uma imagem ao circularem nas estradas. A pintura com luzes baseia-se na mesma ideia, mas leva-a a um nível mais criativo, colocando-o no banco do condutor.

Tal como acontece com os rastos de luz, terá de utilizar uma exposição longa que lhe dê tempo suficiente para captar todo o movimento da fonte de luz. O movimento propriamente dito pode ser tudo o que quiser, utilizando luzes brancas ou coloridas para pintar a sua imagem.

O que precisa para uma pintura com luzes bem-sucedida?

Uma mulher a posar em frente de uma câmara Canon enquanto um homem segura uma luz atrás da cabeça dela.

Ter um tripé pode ser muito útil ao fotografar com exposições longas, uma vez que irá evitar qualquer vibração da câmara e o motivo ou o fundo da imagem irão manter-se nítidos.

Ligar a câmara ao seu telemóvel ou tablet através da aplicação Camera Connect da Canon permite-lhe não só controlar a câmara remotamente, mas também apresentar o que vê através da objetiva no ecrã, para que possa certificar-se de que a sua pintura com luzes tem uma boa composição e preenche o enquadramento.

Apesar de a pintura com luzes ser predominantemente sobre o movimento, é recomendável utilizar um fundo pouco iluminado para que seja nítido numa imagem. Assim, terá de montar a sua câmara num tripé ou noutra plataforma estável. Se a sua objetiva incluir estabilização de imagem ótica (IS), geralmente, é melhor desativar esta funcionalidade para exposições longas. As câmaras mais recentes conseguem detetar quando são posicionadas num tripé e desligam automaticamente a IS.

Como qualquer técnica fotográfica, a pintura com luzes pode exigir alguma prática. É útil planear as fotografias que irá captar antes do pôr do sol, para que possa ver quais são as composições que irão funcionar melhor. Quando escurecer, coloque a câmara num tripé e mude para o modo Visualização direta, para que possa pré-visualizar a imagem no ecrã LCD traseiro.

Ambientes diferentes podem dar uma aparência e textura distinta às pinturas com luzes. Se utilizar um tempo de exposição relativamente curto, de cerca de 10 segundos, com um fundo escuro, este tem tendência a ficar escuro na imagem final, destacando as formas que criar com a sua luz. Uma exposição mais longa numa paisagem urbana noturna ou outro fundo iluminado pode adicionar contexto à composição e dar uma sensação de local e espaço.

É boa prática não tocar na câmara ao captar imagens com exposições longas, mesmo que esteja montada num tripé, de forma a evitar a desfocagem na imagem causada pelas vibrações.

Como deve configurar a sua câmara?

Uma figura encontra-se no escuro a movimentar lanternas para criar rastos de luz vermelhos e brancos.

Assim que a sua câmara estiver montada no tripé ou numa superfície resistente, mude a câmara para o modo Manual (M) e defina o ISO para 100 e uma abertura pequena, como f/11 ou superior. Experimente diferentes aberturas e velocidades do obturador antes de começar para perceber como várias definições afetam o resultado, revendo constantemente as suas fotografias no ecrã traseiro da câmara. Tenha em atenção que as fotografias podem ter um aspeto mais brilhante do que realmente são quando estiver a ver o ecrã da sua câmara no escuro, pelo que pode ajustar o brilho do ecrã tendo em consideração este fator.

Para muitas fotografias noturnas, é preferível uma grande abertura com um valor de diafragma baixo e uma definição ISO elevada, para que possa congelar qualquer movimento com uma velocidade do obturador rápida. Ao pintar com luzes, aplica-se o oposto porque o movimento é o fator chave que pretende captar.

Selecione o modo de disparo manual (M) na sua câmara e utilize uma definição de ISO baixa, de cerca de 100 a 200. Defina uma abertura estreita de cerca de f/11 e defina a velocidade do obturador para entre 10 e 30 segundos, dependendo do tempo necessário para criar a sua pintura com luzes.

Também terá de definir a distância de focagem manualmente, por isso, selecione o modo MF. Pré-focagem na área em que vai utilizar a luz para criar a pintura. Em muitas câmaras, também pode ativar o pico de focagem manual (pico MF), um auxiliar visual para mostrar que partes da imagem estão com a focagem mais nítida.

Uma boa sugestão criativa é selecionar manualmente a sua definição de equilíbrio de brancos. Por exemplo, utilizar as definições de Luz de dia, Nublado, Sombra ou Tungsténio irá alterar eficazmente a temperatura da cor da luz, proporcionando um efeito progressivamente mais quente ou mais frio. Se disponível na sua câmara, fotografe no modo de qualidade RAW, que lhe permite alterar a definição de equilíbrio de brancos ao processar a imagem em software de edição, como o Canon Digital Photo Professional.

Comece de forma fácil utilizando as definições da câmara que sugerimos e utilize uma lanterna ou a luz do seu smartphone para criar formas básicas ou até mesmo escrever o seu nome com luz. Poderá ter de utilizar uma exposição mais curta ou mais longa, ou uma abertura mais larga ou mais estreita, para obter o efeito que pretende. Experimente com as definições e, em breve, vai perceber o que funciona melhor.

Que motivo e fonte de luz escolher?

Uma lanterna com copos coloridos diferentes colados na extremidade.

Se não tiver uma lanterna multicolor em casa, pode criar uma facilmente utilizando copos de plástico coloridos ou objetos coloridos semelhantes, como recipientes de armazenamento de alimentos pequenos, lenços de papel ou luzes decorativas multicoloridas.

Tulipas num jardim emoldurado por rastos de luz.

Quando estiver a utilizar a câmara enquanto outras pessoas estão a pintar com luzes, tente utilizar uma exposição "Bulb" durante mais de 30 segundos e cobrir intermitentemente a objetiva com um chapéu ou outro objeto. Isto irá permitir que crie uma composição em segmentos separados e seletivos em vez de tentar captar tudo numa sequência contínua. Tirada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM a 71 mm, 83 seg., f/22 e ISO 100.

Utilize o seu jardim como um local para praticar e compor uma fotografia com flores, árvores ou quaisquer outras plantas pitorescas. Para um toque criativo, experimente utilizar copos de plástico coloridos ou lenços de papel colados a uma lanterna para criar uma varinha de luz que pode movimentar durante as exposições para criar faixas e formas coloridas.

Aponte uma lanterna sobre o motivo principal e utilize a focagem automática. Quando terminar, mude para o modo MF para que a distância de focagem seja fixa. Se necessitar que a exposição dure mais de 30 segundos, selecione o modo de exposição "Bulb", se incluído na sua câmara.

Inicie a exposição e comece a movimentar a lanterna ou outra fonte de luz à volta da cena. Luzes decorativas festivas e coloridas podem dar um toque criativo. Pode funcionar bem agitá-las, ou a outra fonte de luz, atrás de objetos para que apareçam como silhuetas. Se quiser adicionar mais luz a uma parte específica da cena, basta apontar a lanterna para a mesma durante alguns segundos, antes de passar para canteiros de flores e outras áreas para criar um fundo colorido.

Uma exposição longa de um mostrador iluminado com rastos azuis criados ao aumentar e diminuir o zoom.

Outra opção que pode experimentar na pintura com luzes é fotografar luzes estáticas e mover a câmara durante uma exposição longa para criar rastos de luz. Experimente rodar a câmara nas orientações vertical e horizontal ou num círculo completo. Também pode aumentar ou diminuir o zoom se estiver a utilizar uma objetiva de zoom, criando um efeito de rasto de luz diferente. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM (agora substituída pela Canon EF 70-200mm f/2.8L IS III USM) a 135 mm, 0,6 seg., f/22 e ISO 200.

Uma fotografia de corpo quase completo de uma mulher rodeada por vários rastos de luz.

A combinação da pintura com luzes com retratos criativos tornou-se muito popular nas redes sociais. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 44 mm, 13 seg., f/16 e ISO 100.

Às vezes, menos é mais. Utilizar uma lanterna muito brilhante pode parecer uma boa ideia, mas as fontes de luz mais subtis frequentemente funcionam melhor. As luzes fortes direcionadas diretamente para uma objetiva podem causar reflexos, enquanto as lanternas com uma intensidade inferior evitam esse risco. As velas luminárias LED e os LED multicolor também funcionam muito bem, enquanto os LED intermitentes produzem um efeito diferente com traços intermitentes.

Pode ser divertido envolver os amigos e familiares, para que cada um possa utilizar lanternas para banhar áreas de interesse com luz adicional. Uma única lanterna não precisa de cobrir um objeto completo, uma vez que pode movê-la durante a exposição de forma seletiva, pintando com luz em diferentes áreas. Isto pode funcionar muito bem para iluminar pontos de interesse em paisagens noturnas.

Lanternas adicionais e outras fontes de luz podem ser ótimas para se colocar a si ou a outras pessoas na imagem. Pode também tentar escrever palavras ou pintar formas, como estrelas e corações. Outra opção é combinar uma exposição longa com um pequeno impulso de luz de um Canon Speedlite, para que possa obter a exposição correta para um retrato ou outro motivo em primeiro plano, ao mesmo tempo que congela o seu movimento. Ainda poderá criar pinturas com luzes durante o resto da exposição.

Quando capta fotografias por diversão, a pintura com luzes pode ser uma forma agradável de expressar a sua criatividade. Não exige câmaras, objetivas e acessórios dispendiosos. Tudo o que precisa é apenas de um pouco de tempo para aprender os conceitos básicos. Em breve, descobrirá que está a criar imagens altamente distintas com um aspeto e uma sensação verdadeiramente únicos.



Escrito por Matthew Richards

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