VLOGUES

Técnicas para elevar o seu conteúdo

Fazer com que o seu conteúdo nas redes sociais se destaque não tem de ser difícil. Melhore a qualidade das suas publicações com estas sugestões para fotografia e vlogues.
Canon Camera
As plataformas das redes sociais estão repletas de pessoas a tentar trazer visibilidade para o seu conteúdo. Mas como pode atrair atenção para as suas publicações?

De acordo com os quatro artistas que participaram na campanha colaborativa da Canon, Crew Create, só precisa de três coisas: paixão pelo que produz, desejo de ultrapassar os seus próprios limites criativos e publicações da mais elevada qualidade.

As duas primeiras dependem apenas de si, mas para ajudar com a última, aqui estão algumas sugestões para fotografia e vídeo úteis tanto para influenciadores principiantes como para influenciadores experientes.

1. Adquira um punho e um tripé

Uma mulher com o cabelo azul sentada em frente a um computador portátil enquanto uma câmara Canon num pequeno tripé a filma.
O registo de vídeo em formato de vlogue é uma técnica clássica, facilitada pelas melhores câmaras Canon para vlogues, como a Canon EOS M50 Mark II com ecrã de ângulo variável e o ecrã tátil inclinável da Canon PowerShot G7 X Mark III, que lhe permite ver-se enquanto filma. No entanto, investir num punho ajudará a refinar ainda mais o conteúdo captado sem tripé. Os punhos abrem a possibilidade para novos e confortáveis ângulos de câmara e também são benéficos para a estética das suas filmagens. O encaixe inclinável no punho de tripé Canon HG-100TBR permite a utilização na vertical, ideal para quando capta conteúdo para as histórias do Instagram ou para o TikTok. E, com o seu alcance adicional, pode conseguir ângulos de selfie maiores e mais favorecedores, garantindo um aspeto refinado às suas publicações.

O punho de tripé Canon HG-100TBR também pode ser utilizado como tripé para uma maior flexibilidade criativa, proporcionando uma base de captação estável para fotografias de corpo inteiro, tutoriais ou cenas amplas, que incluem o seu ambiente circundante ou amigos. A bailarina e estrela do TikTok Nifè utiliza este punho para uma grande variedade de conteúdos, combinando frequentemente o controlo remoto por Bluetooth incorporado com o temporizador automático para filmes da sua EOS M50 Mark II.

"Por vezes gravo sem tripé, mas há ocasiões em que preciso de configurar a câmara e afastar-me. Posso precisar que o meu tronco apareça, ou o meu corpo inteiro. Tenho de ser capaz de me movimentar e preciso de tempo para ficar em posição antes de começar", afirma. "O controlo remoto é muito prático. Significa que os meus vídeos são mais curtos. Não tenho de editar o início nem reiniciar a música porque a faixa começou há demasiado tempo."

2. Nunca perca um momento com o modo de câmara lenta

Uma pessoa filma um morango néon grafitado numa parede com uma câmara Canon PowerShot G7 X Mark III.
É importante mostrar aos seus seguidores o máximo de detalhes possíveis. É por isso que muitas das melhores câmaras para criadores de conteúdos captam vídeo em câmara lenta. Experimente utilizar o modo de câmara lenta para aumentar o drama ou o suspense no seu conteúdo ou para garantir que não perde momentos instantâneos incríveis.

No modo de filme, a Canon PowerShot G7 X Mark III é capaz de gravar a 120 fps em Full HD. A câmara lenta de 120 fps garante-lhe automaticamente um vídeo de 30 fps, quatro vezes mais lento do que a velocidade a que é filmado. Fat Cap sprays utiliza esta técnica para gravar sequências de cor intensa, captando a vivacidade e a beleza da sua arte.

"As pessoas respondem melhor a conteúdo de boa qualidade, ao verem as cores sobressaírem do ecrã da mesma forma que sobressairiam se vissem a minha arte na rua", explica. "Quando estou a grafitar os efeitos de brilho, a ação resulta em algo comparável a poeira. Parece uma grande chama. A PowerShot G7 X Mark III capta a 120 fps, permitindo-me captar esses efeitos de chama refratada idênticas a poeira de forma magnífica. Posso mostrar o incrível detalhe da minha arte e também a ação tal como acontece."

3. Mantenha a nitidez com o acompanhamento de AF

Uma Canon EOS R6 com um microfone desconectado pousada na relva. Uma pessoa está a fazer um truque com uma bola de futebol em segundo plano.
Para um conteúdo da melhor qualidade, certifique-se de que tudo fica nítido com o sistema de focagem automática da sua câmara.

A Canon EOS RP e a Canon EOS R6 dispõem de Dual Pixel CMOS AF, bem como de acompanhamento de rosto e olhos, tornando-as ideais para a captação de conteúdo a solo em casa ou para acompanhar movimentos rápidos. Ative a AF Servo de filme no painel de Operação AF da sua câmara e esta irá focar-se automaticamente durante a gravação. Ao definir o método AF para Deteção e acompanhamento de rosto, a sua câmara irá automaticamente detetar, focar e acompanhar os rostos no enquadramento, enquanto os objetos podem ser acompanhados com um simples toque no ecrã tátil.

O vlogger de truques de futebol Ewan Baggott (também conhecido como EABSkills) utiliza a sua Canon EOS R6, que regista pontos de focagem em 100% do enquadramento, para se manter em foco independentemente da velocidade a que se move.

"A única caraterística que é absolutamente essencial para mim é a focagem automática", afirma. "Normalmente, movo-me muito depressa e os meus truques fazem-me ir para a direita, para a esquerda, para a frente e para trás. Podia estar a entrar e a sair do enquadramento, mas estou sempre em foco, nunca falha."

4. Personalize todas as fotografias

As fotografias têm a mesma importância que os vídeos para garantir que os seus seguidores recebem o conteúdo que desejam, por isso, é essencial que as suas publicações nas redes sociais reflitam a sua criatividade.

Todas as câmaras Canon EOS dispõem de estilos de imagem personalizados para que possa alterar os parâmetros das suas fotografias. Transfira ou crie estilos de imagem personalizados, carregue-os para a sua câmara e faça subir a sua interação nas redes sociais com imagens únicas.

O músico e produtor vencedor de um Brit Award Jack Garratt adora expressar-se através da fotografia e utiliza estilos de imagem para individualizar as suas fotografias. "Criei um estilo de imagem para a minha Canon EOS RP. É uma predefinição a preto e branco que faz com que cada fotografia tenha um aspeto deslumbrante. Tiro muitas fotografias da minha cadela e, até agora, todas as fotografias que tirei dela parecem uma produção da Annie Leibovitz", afirma.

5. Utilize distâncias focais para mais do que fazer zoom

A young man in a white hooded jumper adjusts the settings on his camera.

Focal lengths aren't just for zooming in close or out wide, they can also be used as a tool for creative expression. You can change the entire feel of your content, by simply choosing the right length of lens.

A distância focal pode alterar drasticamente o estilo artístico do seu conteúdo. Pode experimentar diferentes objetivas para ajustar o tom e o impacto das suas fotografias.

Asobjetivas grande-angular alteram a perceção de distância do espectador aumentando os motivos em primeiro plano, consequentemente aumentando a profundidade aparente de uma cena. Isto resulta num tom pessoal, atraindo os espectadores através da sensação de estarem sentados na divisão consigo; é excelente para conteúdos captados a solo em casa, como tutoriais.

As teleobjetivas produzem um campo de visão mais estreito e fazem com que as coisas pareçam mais próximas do que estão, comprimindo a profundidade numa imagem. Uma teleobjetiva média, como uma equivalente a 85 mm, pode ser favorecedora para rostos, enquanto uma teleobjetiva mais longa é excelente para manter a câmara a uma distância segura para filmar cenas de ação, como truques de futebol. Também comprimem a distância, dando a aparência de uma profundidade de campo menor, ao fazerem com que o fundo fortemente desfocado pareça mais próximo do motivo em foco. Utilize objetivas mais longas para controlar o seu ambiente, e utilize a desfocagem para isolar e destacar aspetos importantes da sua imagem para conseguir um toque profissional.

Com a sua Canon EOS R6 e a objetiva Canon RF 24-240mm F4-6.3 IS USM, Ewan utiliza a compressão de imagem da teleobjetiva para se enquadrar com a baliza. "Afasto bastante a câmara", explica. "Coloco-a na linha de meio campo e faço zoom na baliza a 200 mm. O resultado é um efeito de profundidade de campo reduzida interessante."

Não só cria uma fotografia arrojada, como também mantém a câmara a uma distância segura quando executa os seus truques.

6. Transmita em tempo real

Um jovem com barba sentado num sofá cor de mostarda configura uma câmara Canon para se filmar.
Conectar-se e interagir com um público ao vivo é uma parte integral de ser um criador online de sucesso, permitindo-lhe partilhar a sua criatividade com os outros à medida que se desenrola. Felizmente, a maioria das câmaras mirrorless e DSLR da Canon são compatíveis com o software Canon EOS Webcam Utility, permitindo-lhe transmitir conteúdo em direto online através do seu PC ou Mac. A sua câmara é o seu elo de ligação com o seu público, por isso, experimente.

"Estou sempre a tentar encontrar formas de partilhar a minha música com o resto do mundo à medida que crio e uma das formas mais rápidas e mais fáceis de o fazer é através das transmissões em direto", afirma Jack, que pretende utilizar a sua Canon EOS RP para se ligar em direto aos seus fãs. "Fez-me começar a pensar em formas de realizar mais transmissões em direto, especialmente a partir do meu estúdio."

Para saber mais sobre o kit Canon que os nossos quatro criadores utilizam e porque o utilizam, leia mais aqui.


Escrito por Peter Wolinski

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Músico, dançarina e futebolista em frente a uma parede com uma coruja grafitada em néon.

    VLOGUES

    Uma colaboração criativa

    Quatro artistas com kits da Canon uniram forças, explorando as suas capacidades para criarem uma curta espetacular.

  • Uma Canon PowerShot G7 X Mark III com um estabilizador portátil colocada numa parede junto a algumas latas de spray.

    VLOGUES

    Kit superior para criação de conteúdos

    Descubra o kit que estes quatro criadores muito diferentes de conteúdos online utilizam e como este os ajuda a levar o seu conteúdo a outro nível.

  • Uma mulher a preparar a sua Canon PowerShot G7 X Mark III ao lado do seu computador portátil para filmar uma aula de ioga a partir da sua sala de estar.

    CÂMARAS COMPACTAS

    A melhor câmara compacta para conteúdos

    Descubra como a PowerShot G7 X Mark III pode ajudar a libertar a sua veia criativa no dia a dia.

  • O famoso pasteleiro, Matt Adlard, a tirar uma fotografia de uma sobremesa de chocolate com a Canon EOS M50 Mark II.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Uma receita para o sucesso: apresentamos a Canon EOS M50 Mark II

    O pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, experimentou a EOS M50 Mark II.